O soldado Leandro Maggioni veste farda azul, anda armado e trabalha na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Mas dentro do Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus ele é conhecido apenas como Tio Leandro. Professor formado em Educação Física, o soldado foi convidado para trabalhar a psicomotricidade (movimento organizado e integrado) das crianças, que têm de dois a seis anos em média. Em pouco tempo, conquistou os meninos e meninas. É comum olhar para Leandro e ver uma criança grudada no pescoço dele.
O convênio foi firmado entre o capitão José Luiz de Medeiros, comandante da UPP Cidade de Deus, e Vania Ricci, diretora da creche. Trabalhando na comunidade há um ano e com boa receptividade da população, Vania acredita que esse trabalho em conjunto com a polícia será importante para uma melhor aceitação da unidade pacificadora.
– Nessa faixa etária de quatro meses a quatro anos é quando a criança está fazendo as suas opções, as suas escolhas. Estamos dando a elas a oportunidade de amanhã saberem o que é melhor. Essas crianças estão tendo chance de ter uma opinião. Os pais têm aceitado muito bem o fato do professor ser policial. E vendo o filho cumprimentar o policial, os pais passam a falar com eles também – explica a diretora.
O trabalho começou há dois meses e está fazendo sucesso, principalmente com as crianças. As aulas, que acontecem duas vezes por semana, envolvem brincadeiras de corrida, utilizam balões de gás e tudo o que for necessário para que seja feito um bom trabalho com as crianças.
– Fazemos um trabalho lúdico para estimular a parte motora das crianças, tentar desenvolver nelas as coisas positivas que muitas vezes estão em uma brincadeira simples. E observar algumas coisas que a gente venha a corrigir no movimento de andar ou caminhar. É maravilhoso ser abraçado por esses meninos e meninas, ainda mais para quem não tem filhos, como eu. Hoje me considero um pai para essas crianças – disse o soldado.
A creche fica em uma localidade conhecida como Rocinha 2 e impressiona pela qualidade do serviço oferecido, sem dever nada a qualquer creche da cidade. O local é muito limpo, está sempre arrumado e cobre todas as necessidades das crianças. Elas fazem todas as refeições, brincam, têm sala de estudo e um amplo banheiro para tomar banho. Os bebezinhos também têm toda atenção possível. Os berços foram instalados em uma sala com pouca luz e totalmente higienizada, excelente para o soninho das crianças. Todas têm uma cadeirinha para as refeições e um lugar no chão para brincar. O
Espaço de Educação Infantil completou um ano de funcionamento em outubro. As crianças foram escolhidas de acordo com a necessidade das mães. Ainda não existe previsão para novas inscrições, mas tenho certeza que todas as mães da Cidade de Deus sonham com uma vaguinha.