Pular para o conteúdo

A importância de Projetos Sociais no Brasil

  • por

Somente quem já exerceu algum trabalho voluntário sabe como é gratificante ajudar o próximo sem esperar nenhuma compensação financeira. Infelizmente nem todos conseguem dispor de algum tempo para fazer parte deste tipo de ação de cidadania. Como todos sabem, o trabalho voluntário ganha perspectivas ainda maiores quando exercido em conjunto e, exatamente por isso, que existem os projetos sociais, para unir pessoas em torno de um resultado só, ou seja, unir ações para o benefício de quem necessita.

Como todo projeto, os projetos sociais também necessitam de planejamento e pesquisa antes de qualquer ação efetiva de seus integrantes. A elaboração de um projeto inicia-se a partir de uma ideia que geralmente traz a solução de algum problema ou questionamento pertinente.

A elaboração de projetos sociais é um tema tão complexo que em alguns cursos de algumas universidades, o tema ganha uma disciplina específica para tratar o assunto com propriedade. Por este motivo, é essencial que você não faça a elaboração e a organização de ideias de seu projeto sozinho(a). A discussão e troca de experiências entre os participantes do grupo que irá trabalhar no projeto é fundamental. Muitas vezes podemos encontrar diferentes soluções para problemas diversos quando analisado de diferentes perspectivas.

A Petrobras por exemplo, seleciona todos os anos projetos sociais para financiar. Você pode ler a respeito e candidatar o seu projeto aqui (http://dec.petrobras.com.br/). Um dos critérios de seleção é participa o programa Bolsa família, ou estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para mais informações acesso o link e acesse a lista re requisitos para participar dos programas socioambientais da estatal

A Petrobrás está com inscrições abertas para projetos de concervação do meio ambiente e melhoria nas condições de vida das famílias em comunidades carentes. A iniciativa busva incentivar o desenvolvimento sustentável nas áreas de atuação da empresa. Os projetos  prioritariamente devem ser focados em educação, esportes ou direito das crianças e adolescentes.

O programa Bolsa Família é uma iniciativa social do Governo Federal para auxiliar grupos familiares em situação vulnerável. É por meio deste programa que muitas famílias conseguem melhorar de vida, tendo melhores condições, com acesso a saúde, educação e alimentação. O programa já beneficiou milhares de famílias em todo país.