Pular para o conteúdo

1º Fórum Regional encerra Semana Integrada das atividades ambientais

  • por

Desenvolvimento Sustentável e Controle Ambiental serão alguns dos temas discutidos durante o 1º Fórum Regional de Meio Ambiente, evento que ocorre nesta quarta-feira (09), das 13h30 às 19 horas, no Delphin Hotel, à Avenida Miguel Stéfno, 1295, na Praia da Enseada, com a presença de autoridades e técnicos ambientais. Esse fórum encerrará a 2º Semana Integrada de Meio Ambiente de Guarujá.

Na semana passada, a Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, e Serviços Públicos, em parceria com organizações não governamentais e entidades da sociedade civil, proporcionou à população palestras, exposições e seminários, sob o tema central “Meio Ambiente – Meu ambiente”, com foco na sustentabilidade ambiental. O objetivo das atividades foi conscientizar a população sobre as conseqüências de suas atitudes no dia-a-dia em relação ao planeta.

Na terça-feira (01) aconteceu a 5ª Expo Ambiental na “Escola Municipal 1º de Maio”, em Vicente de Carvalho. Os alunos dos cursos Técnicos de Química e de Meio Ambiente da Escola Municipal 1º de Maio tiveram a oportunidade de expor diversos trabalhos de pesquisa escolar, envolvendo os mais variados temas ambientais e tecnológicos.
Na quarta-feira (02), às 8 horas, ocorreram palestras sobre resíduos e arborização urbana no Teatro Procópio Ferreira.

Técnicos da Prefeitura de Guarujá ministraram a palestra de forma bastante interativa com o público, abordando aspectos conceituais do cotidiano e a implementação das políticas públicas para o meio ambiente. Posteriormente, houve visita ao viveiro de mudas do condomínio Iporanga, seguido de palestra para alunos do ensino fundamental com o tema “Nossa Responsabilidade com a Terra”, proferida pelas filhas do navegador Amir Klink, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Enseada).

No sábado (05) ocorreu Ação de Sensibilização Ambiental, oficina e exposições. “Lixo na praia não! Recriando com arte”, mostrou o trabalho dos integrantes da Cooperilha, com exposição de peças que reproduzem espécies da fauna marinha, de autoria do artista plástico Serapião, transformando o lixo em arte.

E, no domingo (06), houve Mutirão da Limpeza do Rio Icanhema e praias Santa Cruz dos Navegantes, Cheira Limão e Sangava, além da pintura do muro do Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santa Cruz dos Navegantes. As atividades envolveram a comunidade local, canoístas, artesãos da Cooperilha e o artista ambiental Alexandre Huber, com participação do público nas atividades.