Pular para o conteúdo

Simulador Minha Casa, Minha Vida – Tudo o que você precisa saber

  • por

Como simular os valores disponíveis para o programa Minha Casa, Minha Vida. Veja todas as opções e formas de conseguir seu financiamento!

O simulador de financiamento do Minha Casa, Minha Vida foi elaborado pela Caixa Econômica juntamente com o Governo Federal Brasileiro, visando facilitar o acesso ao cálculo do valor disponível para empréstimo e as possíveis parcelas, caso a mesma seja aceita. Cada caso será avaliado um a um, e dependendo da opção escolhida o empréstimo poderá ocorrer de maneira diversificada.

Deste modo, vale a ressalva de que para ser aprovada, a proposta deverá ser realizada pessoalmente em uma agência bancária ou em uma instituição licenciada pelo Governo Federal para o mesmo. Assim sendo, o simulador habitacional da Caixa, só servirá para informação inicial.

Simulação de valores do Minha Casa, Minha Vida

Para realizar a simulação, será preciso acessar o site da Caixa Econômica Federal, possuir alguns dados e documentos pessoais em mãos.

Veja a seguir os 4 passos para participar do Minha Casa Minha Vida, que estão destacados e detalhados abaixo:

  1. Dados iniciais: neste campo deverá ser informado se o financiamento será efetuado por pessoa física ou jurídica. Do mesmo modo, deve-se especificar atributos relacionados à propriedade que será construída, como:
    • Residência ou comércio
    • Estimativa de preço
    • Município e estado onde se encontra o imóvel
  2. Dados pessoais: posteriormente, nesta seção será preenchido os dados do titular do financiamento. Os dados necessários são: CPF, data de nascimento, renda familiar bruta (mensal). Será preciso ainda, de alguns requisitos como:
    • Três anos de trabalho regularizado com CLT (em todos os períodos durante o histórico profissional).
    • Além do mais, o indivíduo não deve ter tido nenhum auxílio governamental de habitação m seu nome;
  3. Financiamento e pagamento: Dando seguimento, precisará decidir entre as opções de financiamento especificadas no simulador. Há diversos tipos de possibilidades de escolha, e como subcategoria há duas opções:
    • Taxa Referencial (TR)
    • Índice de Preços ao Consumidor (IPCA)
    • Todavia, primeira é a indicada, tendo menos oscilações que a segunda opção, que a longo prazo costuma ser menos consistente.
  4. Resultados: Na última parte, o simulador aponta os resultados para o tipo de financiamento escolhido durante todo o processo. Após a finalização da simulação é possível gerar também um quadro, onde poderá ser comparados todas as parcelas, os juros e tributos, mês a mês, até o final do pagamento escolhido. Por fim, como dito anteriormente, a simulação não confira a proposta final, sendo preciso ir até a agência bancária pessoalmente com os mesmos dados e para poder oficializar o pedido.

Quem tem direito ao programa?

Todo cidadão brasileiro:

  • Maior de 18 anos;
  • Com renda familiar abaixo de R$7.000,00
  • E que não possua nenhum vínculo anterior ou atual com programas sociais de habitação do Governo Federal Brasileiro, em qualquer região do território nacional.

Após efetuar a simulação pela ferramenta do site da Caixa Econômica Federal, compare as opções que melhor encaixam-se no orçamento familiar, vá até uma agência oficial e realize seu sonho da casa própria!