Confira o resumão dos times metropolitanos 2018

Por Redação em 05/11/2018 às 11:18:11

Foto: Canto do Rio/ Dalton Valério

2018 foi um grande ano para os clubes da Região Metropolitana do Rio. Magé, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e Niterói pretendem surpreender em 2019 com seus times. Preparamos para você, um resumo de como este ano foi e o que o ano seguinte reserva para essas equipes. Segue o Jogo!

Associação Desportiva Itaboraí

Ou apenas Itaboraí. Disputou a Série B1 do Campeonato Carioca e não foi bem. Figurou entre os últimos e se segurou na classificação geral para não estar entre os três últimos que seriam rebaixados. Em 2019, disputará de novo a 2ª divisão. É uma das duas equipes da cidade de Itaboraí.

São Gonçalo EC

Não teve uma temporada brilhante como se esperava - ou pelo menos melhor do que foi.
Sua melhor colocação foi um 4º na Taça Corcovado (Segundo Turno da série B1) pelo Grupo B. Já que ficou pelo meio da tabela, em 2019 terá novamente a chance de buscar a inédita participação na elite do Rio de Janeiro e fazer a alegria da cidade de São Gonçalo. Por falar nisso, disputa sempre com o Gonçalense o "cargo" de melhor time da cidade.

Maricá FC

Talvez o melhor time da região Metropolitana do Rio. Chegou na semifinal do Primeiro Turno da Série B2 do Cariocão, onde fez 4-1 na equipe 7 de Abril de Paciência. Na final, jogou bem, mas o empate, que gerou pênaltis, com o Campos na final, deu o título a equipe da região Norte por 4-2 nas penalidades.

Segundo Turno, ficou em 2º no grupo A, mas não foi para semifinal. Vou te contar o porquê, mas senta que lá vem história.

A equipe foi denunciada pela escalação irregular do atacante Felipe Zuca. Com isso, o time foi desclassificado da semifinal do Série B2. No entanto, no último dia 25/10, o Maricá ganhou no STJD (última instância) a absolvição. Com isso, tudo deve mudar.

1) A semifinal entre Pérolas Negras e Queimados (vitória do Pérolas) não deveria valer, pois o Queimados só se classificou devido à punição já retirada. 
2) A semifinal geral (junção dos dois turnos) também deve ser revista. Isso porque com a punição, a classificação geral teve o Queimados como 3º colocado e se garantiu no quadrangular final.

Para piorar: os jogos de ida e volta já foram disputados. Como uma equipe vai entrar agora? Mais uma vez a Ferj faz lambança. É inacreditável. Ah, o campeonato está parado sem saber se haverá novas semifinais (de novo) ou prevalecerá todos resultados até agora.

Bela Vista FC

Apesar de ter perdido por 5-0 no último jogo do Segundo Turno para o Nova Cidade de Nilópolis - Nova Cidade jogará a final da Série B2 no próximo domingo (27), mas já está na Série B1 para 2019 - ficou em 3º no seu grupo (B) e bateu na trave. Na classificação geral ficou em 11º a quatro pontos da Zona do Rebaixamento - fruto da sua péssima campanha no Primeiro Turno com um ponto em seis jogos disputados.

Canto do Rio FC

Destaque no grupo C da Série C do Carioca, o Canto do Rio (tudo com "C") terminou a primeira fase no topo da tabela com 18 pontos. Seguido de perto pelo Campo Grande. Querendo alçar voos mais altos, foi para as Quartas de Final e enfrentou o Ceres (Bangu). No duelo, não deu para evitar o empate. Mas nos pênaltis, melhor para a equipe de Niterói que avançou para a semifinal. Jogou conta o Mageense e venceu o primeiro jogo. Só que na partida de volta, levou uma goleada de 3-0. Sendo assim, foi eliminado e não conseguiu disputar o título, tampouco o acesso à Série B2. Sendo assim, jogará a série c de novo em 2019.

Uma curiosidade: todos times que participaram do grupo C da Quartona, ganharam três pontos "de graça". Isso porque a equipe Arturzinho FC foi excluída após problemas na regularização de seu CNPJ. Sendo assim, todos jogos foram vencidos pelas equipes adversárias por W.O.

Itaboraí Profute

Foi o grande destaque da Série C do Cariocão. Em turno único com times divididos em 4 grupos, o Profute teve incríveis 22 pontos. Isso quer dizer que foram 6V e 1E em sete jogos. Que campanha! E essa bela campanha levou a equipe para a final do campeonato. Mas o time da cidade de Itaboraí parou na final contra o jovem Mageense. No primeiro jogo perdeu por 3-1. No segundo, aí já não tinha mais o que fazer. O time até lutou, mas não aguentou e terminou como vice-campeão da Quartona. Em 2019 disputará a Série B2 do Carioca, também conhecida como 3ª divisão. 

Curiosidade: o Profute foi a melhor equipe nos pontos corridos. Só perdeu mesmo no mata-a-mata.

Gonçalense FC

Campanha ruim na Série B1, ficou pelo meio da tabela. Disputa com o São Gonçalo EC o reconhecimento de melhor time da cidade de São Gonçalo. Em 2019, permanecerá na Série B1 tentando fazer uma campanha melhor e, quem sabe, conseguir o tão sonhado acesso para a elite do futebol carioca.

Mageense FC

Eu falei que o Maricá talvez tenha sido o melhor time da região Metropolitana do Rio né? O uso desse advérbio de dúvida é devido ao grande ano que o Mageense teve.

Preciso deixar bem claro que esse é o primeiro ano de profissionalização da equipe. E logo no primeiro ano, já se classificou para as quartas-de-final por mérito próprio, claro, mas também ajudado pelo Independente que perdeu 6pts.

Seguindo no campeonato, eliminou o Paduano e foi rumo a semifinal. No entanto, foi derrotado pelo Canto do Rio na primeira partida fora de casa. Quando o jogo voltou para seu mando, era só vencer por 2 gols de diferença. Mas foi além disso: 3-0. Incríveis 3-0. E a classificação para final. Com a classificação, estava garantido o acesso à Série B2 em 2019.

Mas, para não ficar só por isso mesmo, o estreante foi pra cima e conquistou o título através da vitória sobre o Itaboraí Profute por 3-1 no primeiro jogo e, No segundo, apenas administrando o resultado (jogou com o regulamente embaixo do braço).

Em 2019 estará na Série B2, a 3ª divisão do futebol carioca.

Serra Macaense FC

Ficou em 4º na Taça Corcovado (Segundo Turno da série B1) e na Taça Santos Dumont (Primeiro Turno pelo Grupo A). Juntando os pontos corridos (soma-se todos resultados dos dois turnos), a equipe obteve 31pts em 19 jogos. Totalizando 9V, 4E e 6D.

Em 2019, continuará a disputa na Série B e buscará o acesso para a 1ª divisão do Rio de Janeiro.

*Vale lembrar que a disputa da Série C funciona também a partir de convites a outros clubes. Os times citados aqui estão aptos a disputar a 4ª divisão. Pode haver qualquer mudança pela FERJ.

 

Colaborador: Filipe Vianna - Blog Segue o Jogo

Anuncio de carro
Banner 03 anuncie aqui sua empresa
Zoom Casa de Festas