Pular para o conteúdo

7 Livros infantis para crianças lerem

  • por

O hábito da leitura quando adquirido quando jovem possui muito mais chances de perdurar. Os pais e professores podem estimular a leitura, mas nada melhor que um bom livro para as crianças se aventurarem. Quando elas curtem a leitura é muito mais fácil. Para ajudar nesse passo temos boas dicas a seguir de obras.

Dicas de livros infantis para crianças lerem

Quando a criança começa a unir palavras é a fase ideal para estimular a leitura dos pequenos. Em primeiro momento os livros devem ser atrativos fisicamente, com imagens e desenhos. A partir dos 7 anos ela já consegue ler muito bem e os contos podem ser maiores, com mais páginas e pouco ilustrados.

Mas quais levar para casa para agradar os filhos? Temos sete dicas de livros que os especialistas indicam por serem responsáveis em aumentar o prazer pela leitura.

Fiz o que pude, de Lucila Junqueira de Almeida

Como ensinar valores morais a uma criança? Com um bom livro. A obra ilustrada traz a história de um pequeno passarinho tentando salvar sozinho a floresta de um incêndio. A leitura é indicada para crianças a partir dos seis anos.

Por Favor, Obrigado, Desculpe de Becky Bloom e Pascal Biet

Ilustrado, o livro é uma ótima dica para crianças a partir de seis anos aprenderem boas maneiras. Os personagens são animais engraçados que mostram como se portar na mesa, como agradecer um favor e tratar bem amigos e parentes.

O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

O clássico da literatura mundial é voltado para valores morais. O pequeno Príncipe sozinho e com medo aprende a superar seus limites e o valor da amizade. Leitura indicada para crianças a partir dos 8 anos.

Os Contos de Grimm de Tatiana Belinky

São dois séculos incrementando a literatura infantil com boas histórias que todos conhecem. É uma leitura praticamente obrigatória para crianças a partir dos 7 anos. Muitos dos filmes conhecidos para crianças são contos dos irmãos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, dentre outros.

Quero Casa Com Janela de Elza Cesar Sallut

Uma casa para morar precisa ser confortável mas o sol deve entrar também. Essa linda história conta como Dona Galinha Ovolina adora a sua casa mas quer um pouco de sol. Ensina as crianças a valorizar o seu lar e seu conforto.

Série Os Karas, de Pedro Bandeira

Não são livros para crianças muito pequenas mas valem a pena para incentivar a leitura de mistério com uma escrita apropriada para os jovens. A série trata de um grupo de amigos desvendando mistérios enquanto ainda estão na escola, ajudando as crianças a se sentirem mais incluídas. Indicação de leitura acima dos 10 anos. Outro livro bacana do autor é A Marca de uma Lágrima.

Vacas não voam, de David Milgrim

Crianças a partir de dois anos podem ouvir dos pais essa divertida história de até onde podem ir os sonhos de uma criança. Um menino desenha uma vaca voando e mostra ao pai. Ele acha estranho mas pensa: será que é assim tão absurdo mesmo? Não custa sonhar.