O soldado Leandro Maggioni veste farda azul, anda armado e trabalha na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Mas dentro do Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus ele é conhecido apenas como Tio Leandro. Professor formado em Educação Física, o soldado foi convidado para trabalhar a psicomotricidade (movimento organizado e integrado) das crianças, que têm de dois a seis anos em média. Em pouco tempo, conquistou os meninos e meninas. É comum olhar para Leandro e ver uma criança grudada no pescoço dele.

O convênio foi firmado entre o capitão José Luiz de Medeiros, comandante da UPP Cidade de Deus, e Vania Ricci, diretora da creche. Trabalhando na comunidade há um ano e com boa receptividade da população, Vania acredita que esse trabalho em conjunto com a polícia será importante para uma melhor aceitação da unidade pacificadora.

– Nessa faixa etária de quatro meses a quatro anos é quando a criança está fazendo as suas opções, as suas escolhas. Estamos dando a elas a oportunidade de amanhã saberem o que é melhor. Essas crianças estão tendo chance de ter uma opinião. Os pais têm aceitado muito bem o fato do professor ser policial. E vendo o filho cumprimentar o policial, os pais passam a falar com eles também – explica a diretora.

O trabalho começou há dois meses e está fazendo sucesso, principalmente com as crianças. As aulas, que acontecem duas vezes por semana, envolvem brincadeiras de corrida, utilizam balões de gás e tudo o que for necessário para que seja feito um bom trabalho com as crianças.

– Fazemos um trabalho lúdico para estimular a parte motora das crianças, tentar desenvolver nelas as coisas positivas que muitas vezes estão em uma brincadeira simples. E observar algumas coisas que a gente venha a corrigir no movimento de andar ou caminhar. É maravilhoso ser abraçado por esses meninos e meninas, ainda mais para quem não tem filhos, como eu. Hoje me considero um pai para essas crianças – disse o soldado.

A creche fica em uma localidade conhecida como Rocinha 2 e impressiona pela qualidade do serviço oferecido, sem dever nada a qualquer creche da cidade. O local é muito limpo, está sempre arrumado e cobre todas as necessidades das crianças. Elas fazem todas as refeições, brincam, têm sala de estudo e um amplo banheiro para tomar banho. Os bebezinhos também têm toda atenção possível. Os berços foram instalados em uma sala com pouca luz e totalmente higienizada, excelente para o soninho das crianças. Todas têm uma cadeirinha para as refeições e um lugar no chão para brincar. O

Espaço de Educação Infantil completou um ano de funcionamento em outubro. As crianças foram escolhidas de acordo com a necessidade das mães. Ainda não existe previsão para novas inscrições, mas tenho certeza que todas as mães da Cidade de Deus sonham com uma vaguinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui