Chegou a hora da folia. O carnaval vai movimentar as comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) a partir desta sexta-feira. O levantamento da agenda dos blocos foi feito pela equipe da UPP Social (http://www.uppsocial.com.br/). Então, se eles esqueceram de alguém, entrem em contato através do email [email protected] São muito blocos.

A festa começa nessa sexta com alguns ensaios e só termina no dia 25 de fevereiro.

Na comissão de frente colocamos o Bloco da Paz, que você já conheceu aqui no Blog da Pacificação (Clique para lembrar). A letra do samba foi feita pelo soldado Gomes, que também será o intérprete. O bloco vai contar com a apoio da bateria da Paraíso do Tuiuti e terá o comandante da UPP, capitão Leonardo Nogueira, na percussão e a soldado Mônica como passista. O desfile será amanhã, às 17h, no Morro do Tuiuti.

– Quando perceberem que estamos nos divertindo junto com eles, com nossas famílias presentes, a barreira existente entre os moradores e nós será quebrada — conta o capitão Nogueira.

Na pacificada Rocinha a lista de blocos é muito grande. Vai ter festa em todos os becos e vielas da comunidade. Destaque para o bloco ‘Ai Que Vergonha’, formado por moradores da comunidade, que nos últimos quatro anos desfilou pelas ruas de… São Conrado. Com a chegada da paz, os organizadores decidiram, pela primeira vez, desfilar também dentro da Rocinha.- Antes tínhamos a proposta de mostrar o nosso trabalho fora da Rocinha. Hoje já temos uma imagem fora e já podemos fazer um trabalho interno — diz o organizador Amaury Cardoso.

O Morro do Salgueiro respira carnaval. É nessa época que todos os olhos da comunidade se voltam para a Marques de Sapucaí, onde a escola vermelho e branco busca mais um título. Mas a festa da comunidade também está garantida com o bloco Raízes da Tijuca, que foi criado em 1995 pelo moradores do Salgueiro.

A escola de samba é do asfalto e o bloco é do morro — resume Irani Pereira, esposa de Walter Ferreira, presidente do Raízes da Tijuca.

Nos bairros do Andaraí e Grajaú o samba também vai movimentar as comunidade pacificadas. O bloco Sufoco da Caçapava vai arrastar mais de 300 pessoas pelas ruas até a Praça Verdun. O bloco Cata Lata vai rodar o Morro do Andaraí e os diretores esperam atrair foliões do asfalto.

Agora vem gente de vários bairros, várias escolas diferentes. Nos últimos ensaios, as pessoas da rua têm subido — comemorava Cláudia Maria da Costa.O bloco Boca Seca vai fazer uma homenagem ao momento atual do Rio, falando sobre a implantação de instituições nos territórios pacificados.

Estamos vivendo o processo de integração da cidade. O samba é um elemento muito importante, porque preserva a memória, transmitindo os saberes para as novas gerações — explica Álvaro Maciel, carnavalesco do bloco.

Confira a agenda da folia

Dia 10 de fevereiro

  • Morro do Salgueiro. Ensaio do bloco Raízes da Tijuca. Início às 20h. Evento na quadra do Raízes da Tijuca.
  • Morro dos Macacos. Ensaio do bloco Balanço dos Macacos. Início às 15h. Evento na Vila Olímpica Arthur da Távola.
  • Morro do Fallet-Fogueteiro/Coroa. Ensaio do bloco Embalos de Santa Teresa. Início às 21h. Evento na quadra da Amavale.

Dia 11 de fevereiro

  • Morro do Andaraí. Ensaio do bloco Sufoco da Caçapava. Início às 16h. Concentração na Quadra da Caçapava.
  • Morro da Mangueira. Desfile do Bloco da Paz. Início às 17h. Concentração na Associação de Moradores do Morro do Tuiuti.
  • Morro da Formiga. Baile Tem Formiga no Samba. Evento na Quadra da Associação de Moradores do Morro da Formiga.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Ai que Vergonha. Início às 18h. Evento na Estrada da Gávea.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Pragradar Tambores. Início às 20h. Evento na Estrada da Gávea, 259.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Tá Ruim, mas Tá Bom. Início às 23h. Evento na quadra da Acadêmicos da Rocinha.- Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Chinfroroso. Início às 20h. Concentração na Rua 2.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Piranhas do Terreirão do Gim. Início às 18h. Evento na localidade do terreirão, na parte alta da Rua 1.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Coração das Crianças. Início às 18h. Evento no Terreirão do Nandão, na Rua 3.

Dia 12 de fevereiro

  • Morro do Andaraí. Ensaio do bloco Cata Lata. Início às 16h. Concentração na Praça Nobel, no Grajaú, em frente ao Bar do Altair.
  • Morro dos Macacos. Ensaio do bloco Planeta dos Macacos. Início às 15h. Concentração na Rua Conselheiro Otaviano, em frente ao trailer do Ronaldo.
  • Morro São João. Ensaio do bloco Pode Vir que Tem. Início às 17h. Concentração no espaço da Capela São João.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Ai que Vergonha. Início às 18h. Evento no Palco Cultural da Rua Nova.
  • Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Pragradar Tambores. Início às 20h. Evento na Estrada da Gávea, 259.- Favela da Rocinha. Ensaio do bloco Só Falta Você. Início às 18h. Concentração na Estrada da Gávea, 199.
  • Morro Chapéu Mangueira / Babilônia. Ensaio do bloco Boca Seca. Início às 16h. Concentração na Ladeira Ary Barroso, 66.

Dia 13 de fevereiro

Morro do Turano. Ensaio do Urububloco. Início às 15h. Evento na Escola Frei Cassiano, na Rua Joaqui Pizzaro.

Dia 17 de fevereiro

  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Ai Que Vergonha. Início às 18h. Concentração na Estrada da Gávea, 250.
  • Morro da Providência. Desfile do bloco Mel do Futuro. Início às 17h30m. Desfile no Sambódromo.Dia 18 de fevereiro- Morro do Andaraí. Desfile do bloco Cata Lata. Início às 17h. Concentração na Rua Fabiana. Desfile até a Praça Verdun.
  • Morro do Andaraí. Desfile do bloco Sufoco da Caçapava. Início às 20h30m. Concentração na quadra da Caçapava e desfile até a Praça Verdun.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Coração das Crianças. Início às 16h. Desfile da Rua 4 ao Largo do Boiadeiro.- Morro do Salgueiro. Desfile do bloco Raízes da Tijuca. Evento na Rua Intendente Magalhães, no Campinho.

Dia 19 de fevereiro

Morro do Andaraí. Desfile do bloco Cata Lata. Início às 17h. Concentração na Rua Fabiana. Desfile até a Praça Verdun.

Morro dos Macacos. Desfile do Bloco Carnavalesco Piranhas da Senador Nabuco. Início às 14h. Concentração na Praça Barão de Drummond.

Favela da Rocinha. Desfile do bloco Pragradar Tambores. Início às 18h. Concentração na Estrada da Gávea, 250.- Favela da Rocinha. Desfile do Bloco Dos Piranhas do Terreirão Do Gim. Início às 12h. Desfile da Rua 1, na Vila Cruzado, até a Rua 2.

Morro do Cantagalo. Desfile do bloco Folia do Galo. Início às 16h. Concentração na Rua Julio de Castilhos, esquina com Rua Raul Pompéia, em Copacabana.

Favela Chapéu Mangueira / Babilônia. Desfile do bloco Boca Seca. Início às 17h. Concentração na Avenida Atlântica, esquina com a Rua Anchieta.

Dia 20 de fevereiro

  • Morro dos Macacos. Desfile do Bloco Carnavalesco e Cultural Camisolões da Senador Nabuco. Início às 18h30m. Desfile da Rua Senador Nabuco até a Boulevard 28 de setembro.
  • Morro dos Macacos. Desfile do bloco Planeta dos Macacos. Início às 16h. Concentração na Rua Conselheiro Otaviano, em frente ao trailer do Ronaldo.
  • Morro São João. Desfile do bloco Pode Vir Que Tem. Início às 16h. Concentração na Rua Juiz Jorge Salomão.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Tá Ruim, Mas Tá Bom. Início às 18h. Saída da Estrada da Gávea, 250, até o Largo do Boiadeiro.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Vem Que Cabe Mais Um. Início às 18h. Desfile da Rua 4 ao Largo do Boiadeiro.- Favela da Rocinha. Desfile do bloco Coração das Crianças. Início às 16h. Desfile da Rua 4 ao Largo do Boiadeiro.
  • Morro Fallet-Fogueteiro / Coroa. Desfile do bloco Embalos de Santa Teresa. Início às 14h. Concentração na Avenida Rio Branco.

Dia 21 de fevereiro

  • Morro do Andaraí. Desfile do bloco Sufoco da Caçapava. Início às 20h30m. Concentração na quadra da Caçapava e desfile até a Praça Verdun.
  • Morro dos Macacos. Desfile do bloco Balanço dos Macacos. Início às 21h. Concentração na Praça Paulo Brazão. Desfile até a Boulevard 28 de setembro.
  • Morro São João. Desfile do bloco Pode Vir Que Tem. Início às 16h. Concentração na Rua Juiz Jorge Salomão.
  • Morro do Turano. Desfile do Urububloco. Início às 15h. Concentração na Escola Frei Cassiano e desfile pela Rua Joaquim Pizzaro.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Chinfroroso. Início às 20h. Desfile da Rua 2 até o Largo do Boiadeiro.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Só falta Você. Início às 18h. Desfile da Vila Cruzado até a Rua 2.
  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Coração das Crianças. Início às 16h. Desfile da Rua 4 ao Largo do Boiadeiro.

Favela do Tabajaras. Desfile do bloco Katuka que Ela Pula. Início às 12h. Concentração na Ladeira dos Tabajaras. Camisas vendidas na hora por R$ 10.

Favela Chapéu Mangueira / Babilônia. Desfile do bloco Boca Seca. Início às 17h. Concentração na Avenida Atlântica, esquina com a Rua Anchieta.Morro da Providência. Desfile do bloco Coração das Meninas. Início às 21h. Concentração na Avenida Rio Branco, esquina com Presidente Vargas.

Dia 25 de fevereiro

  • Favela da Rocinha. Desfile do bloco Ai Que Vergonha. Início às 18h. Concentração na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, em São Conrado, e desfile até a Rua Bertha Luz.
  • Favela do Tabajaras. Desfile do bloco Tá cheio de maluco aí! Início às 16h. Concentração na Rua Euclides da Rocha, no Cantão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui