CPI recomenda prioridade ao metrô de São Gonçalo

Por Redação em 08/11/2018 às 08:08:31

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada há oito meses para investigar o transporte público do estado do Rio de Janeiro chegou ao seu relatório final. O documento foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na sessão de 31 de outubro.

A chamada CPI dos Transportes, liderada pelo deputado Eliomar Coelho (PSOL), elucida diversas irregularidades no setor de transportes. O relatório defende, por exemplo, a extinção da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Parte das críticas da CPI contemplam a região metropolitana. Em especial, o transporte público deficitário de São Gonçalo - segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro com 1,07 milhões de habitantes.

O relatório recomenda prioridade para o transporte de massa na região metropolitana, como a Linha 3 do Metrô, que ligaria as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. O projeto figurou entre as promessas dos Jogos Olímpicos de 2016. O início das obras estava previsto para 2012, com aplicação de verba federal. No entanto, jamais saiu do papel.

vídeo institucional, lançado na época, detalha o caminho do sistema monotrilho, que sairia de um terminal multimodal na Praça Araribóia e poderia conduzir passageiros até o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo o Plano Diretor Metroviário, em 2013 a estimativa era de que a Linha 3 atenderia 566 mil passageiros diariamente.

"Surgiram, notícias de que o projeto seria substituído por um BRT e, no fim das contas, nem foi feito o Metrô, nem o BRT, nem a linha de Barcas", mencionou o relatório. A construção de um terminal de barcas em São Gonçalo também foi defendida, porém como uma "solução a curto prazo para a melhoria dos serviços prestados, em especial na linha Rio-Niterói, na medida em que mais da metade dos passageiros dessa linha é oriunda de São Gonçalo".

Anuncio de carro
Banner 03 anuncie aqui sua empresa
Zoom Casa de Festas