Nesta terça-feira, o cenário na comunidade era outro, completamente diferente daquela manhã de sábado.

Em cima das lajes, grudados na grade, os moradores acompanharam de perto a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que vai atender às comunidades do Macacos, Pau da Bandeira, Parque Vila Isabel e Alto Simão – beneficiando um total de 27 mil pessoas da comunidade e entorno. O policiamento de aproximação será realizado por 228 homens da Polícia Militar, comandados pelo capitão Felipe Barreto- É uma satisfação profissional e pessoal poder comandar essa UPP.

Fico feliz em poder contribuir com a paz nessa comunidade que, durante anos, sofreu sob o domínio de marginais. Hoje, a polícia está presente e posso afirmar: estarei 24h a serviço de vocês – garantiu o capitão, que está na PM há 9 anos e já passou pelos batalhões do Méier e de São Cristóvão.

Barreto tem curso de armamento não-letal e foi instrutor de tiro no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap). Ele está no 8º período da faculdade de Direito e ainda trabalha como instrutor de Jiu-Jitsu em várias academias. Um dos primeiro objetivos é colocar a garotada da comunidade para aprender artes marciais.

O novo comandante quer ensinar aos meninos e meninas do Morro dos Macacos o lema da arte marcial: quem luta, não briga.

A solenidade teve a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame. Estavam no palco ainda as principais lideranças da comunidade.

– Nossa comunidade, num passado não muito distante, antes do tráfico, era um recanto de pessoas felizes e de bem. Hoje, presenciamos o resgate da cidadania dos moradores e dessa antiga realidade – disse o presidente da associação de moradores da comunidade Parque Vila Isabel, Mário Lima.

A comunidade recebeu a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora do Estado. Durante a solenidade, o governador Sérgio Cabral anunciou ainda que está estendendo um pouco o prazo para a instalação de uma unidade pacificadora no Complexo do Alemão. Anunciada para o primeiro semestre do ano que vem, Cabral prometeu entregar esse presente para a sociedade no máximo até outubro. Além do Complexo do Alemão, a Vila Cruzeiro também deve receber uma UPP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui